5 razões para automatizar o controle de qualidade

O mercado está cada vez mais exigente com a qualidade dos produtos, e o rigor cresce ainda mais com determinados bens de consumo que podem colocar em risco a saúde do consumidor final, como alimentos e cosméticos por exemplo. Para atender todas as exigências do mercado, e manter sua competitividade em alta, a empresa deve ter um nível de excelência em seus produtos, o que depende de uma gestão de qualidade eficaz com processos bem controlados, onde seja possível medir resultados e buscar sempre a melhoria contínua. Em outros tempos, esse controle era feito por meio de papeis, mas hoje já é possível ter toda a gestão de qualidade em poucos cliques ou na palma da mão, usando softwares específicos de automação para isto. Veja abaixo 5 razões importantes para investir agora mesmo nisto:

1) Organização de documentos

Você diminui o uso de papéis, que na maioria das vezes podem ocupar mais espaço, e ainda ficarem desorganizados. Suas informações ficam mais seguras sem correr o risco de perdas, fraudes ou degradação com a passagem do tempo, e você torna o acesso mais rápido, já que num sistema automatizado será possível visualizar registros em poucos segundos.

2) Ganho de Produtividade

Com a automatização do controle de qualidade você consegue centralizar a gestão dos processos, bem como direcionar, acompanhar e monitorar as demandas de cada responsável, o que reflete em muito mais agilidade e produtividade dos profissionais envolvidos, além de também gerar maior engajamento com a implantação de uma nova ferramenta.

3) Redução de custos

O retorno de investimento numa plataforma de automação para gestão de qualidade é garantido, já que você consegue reduzir os custos da sua empresa de forma significativa, aumentando a margem de lucro, e ainda evitando despesas pontuais que você teria com os controles de qualidade feitos da forma convencional no papel.

4) Controle das inspeções

Sua empresa pode se preparar melhor para as inspeções e auditorias que são realizadas regularmente, já que um software pode ajudar no agendamento e cronograma, e ainda mostrar o status de todas as tarefas que você precisa correr atrás para colocar em dia e assim estar pronto para o momento da inspeção.

5) Gestão estratégica

O uso de softwares na gestão de qualidade também contribui para tomada de decisão, já que a maioria dos sistemas existentes no mercado podem oferecer relatórios inteligentes, com todas as informações que um gestor necessita para identificar pontos de melhorias, traçar novas rotas e gerenciar tanto o trabalho da equipe quanto a qualidade da produção.

Dito isto, que tal abandonar a papelada agora mesmo, e mudar os resultados da sua empresa, colocando-a no caminho para a excelência dos seus produtos? Se você tem dúvidas sobre como automatizar o controle de qualidade, fale conosco.

 

Ao prosseguir navegando em nosso website, você concorda com nossa Política de Privacidade.